A comunicação do emoji: uma análise retórica sobre a interação verbal-visual em mensageiros instantâneos contemporâneos

Raquel Klafke, Daniela Kutschat Hanns

Resumo


O objetivo deste artigo é identificar as principais estratégias de atribuição de sentido aos emojis, ampliando a compreensão acerca da interação entre elementos verbais e não-verbais na linguagem digital cotidiana. Para isso, foi elaborado um instrumento de análise próprio a partir de Bonsiepe (2011), aplicado em um conjunto de capturas de tela de quatro usuários em condições próximas (idade, atuação e software). Como resultado, foram elaboradas algumas hipóteses acerca do uso dos signos digitais, indicando possibilidades para o campo do Design.

Palavras-chave


Emoji. Design Visual. Retórica. Verbal. Não-Verbal.

Texto completo:

PDF (Português (Portugal))

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



E-ISSN: 2359-1145

Centro "Paula Souza" | FATEC Itaquaquecetuba

Licença Creative Commons 2014-2018 | REGIT: Revista de Estudos de Gestão, Informação e Tecnologia

Av. Itaquaquecetuba, 711 (visualizar mapa)
Vila Monte Belo
Itaquaquecetuba - SP | CEP 08577-010